terça-feira, 22 de janeiro de 2013


A Associação Comunidade em Ação-Êxodo-ACAÊ, foi fundada em 22 de março de 2006, por um grupos de amigos, da sociedade civil, com objetivo principal  de desencadear ações sociais voltadas a criança e adolescentes, em situação de risco eminente e também atender a necessidade urgente de assumir o Projeto até então administrado pela Secretaria do Bem Estar Social de Bauru-SEBES, que se denominava Programa de Encontro da Turma-PETI Alto Alegre, que estava para encerrar suas atividades.A Instituição se constituiu sem respaldo financeiro, sendo que para arrecadarmos fundos para o registro do CNPJ , Estatuto Social em  Cartório e outros despesas iniciais, realizamos uma festa do Sonho, contando com o apoio da Capela São Francisco.
MISSÃO INSTITUCIONAL
DESENCADEAR AÇÕES E PROGRAMAS COM FINS SÓCIOEDUCATIVOS, ASSISTENCIA SOCIAL,  PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE RISCO,  ÉTICA, PAZ,  CIDADANIA , DIREITOS HUMANOS,  DEMOCRACIA E DE OUTROS VALORES     UNIVERSAIS, DE TODA E QUALQUER PESSOA, SEM QUALQUER DISTINÇÃO.

OBJETIVOS DOS PROJETOS:
Possibilitar o desenvolvimento da Convivência, autonomia, cidadania;
Incentivar a escolaridade, facilitando o desenvolvimento escolar;
Fortalecer os vínculos familiares, interpessoais e sociais;
Promover referências sobre valores éticos, humanos e sobre direitos e deveres.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
Região Nordeste de Bauru, composta pelos  Bairros: Bela Vista, Alto Alegre, Petrópolis, Jardim Progresso, Jardim Imperial, Jardim  Marise, Sta. Edwiges,  Parque Roosevelt, Núcleo Nove de Julho, Parque Primavera, Bom Samaritano, e  Parque Jaraguá.

SERVIÇOS DESENVOLVIDOS:
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS  para  Crianças / adolescentes com idade de 05 anos e 6 meses a 14 anos.
Em contra turno ao horário escolar:
PROJETO ALFA ALTO ALEGRE;
3 refeições diárias, banho, higienização bucal,
Atletismo, natação, informática, atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento escolar, teatro, datas comemorativas, passeios culturais, atendimento psicossocial, reunião com as famílias, bem como o acompanhamento da freqüência e rendimento escolar.

PROJETO BETA PARQUE JARAGUÁ
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS  para  Crianças / adolescentes com idade de 05 anos e 6 meses a 14 anos.
Em contra turno ao horário escolar:
3 refeições diárias, banho, higienização bucal,
Atletismo, informática, violão, flauta, conto coral, capoeira, street dance artesanato, atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento escolar, datas comemorativas, passeios culturais, atendimento psicossocial, reunião com as famílias, bem como o acompanhamento da freqüência e rendimento escolar.


JUNTO AO ADOLESCENTE/JOVEM
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS para ADOLESCENTES/JOVENS, (PRÓJOVEM) com idade de 14 a 18 anos:
PROJETOS  ALFA e BETA
ATIVDADES DESENVOLVIDAS :
Oficina de informática e áudio visual, Atividades culturais, Teatro, Oficina de orientação Profissional, Orientação sobre saúde e doenças sexuais transmissíveis (DST/AIDS), passeios culturais, visitas a empresas, visando o conhecimento dos diversos campos de trabalho, bem como acompanhamento da freqüência e rendimento escolar.
INCLUSÃO PRODUTIVA-
Preparação Para o Trabalho e Renda: PTR
Módulos de Aprendizagem com os Cursos de qualificação Profissional:
INFORMÁTICA;
MANICURE.

ATIVIDADES NOS DOIS POLOS ALTO ALEGRE E PARQUE JARAGUÁ, DO PONTO DE CULTURA:
AUDIO VISUAL;
MÚSICA;
VIOLÃO;
TEATRO;
CAPOEIRA.

DESAFIOS ENFRENTADOS
O maior desafio para toda e qualquer instituição não governamental, acredito que seja manter-se equilibrada financeiramente, pois além de algumas despesas que os Convênios não cobrem como Escritório de Contabilidade, tarifas bancárias, alugueis multas rescisórias, horas extras e nem sempre os repasses cobrem o 13º salário etc., ainda existe dentro dos contratos de financiamento uma exigência de contrapartida institucional, pois não é de interesse do governo e nem a meu ver seria justo financiar 100% de um Projeto Institucional, pois se isso ocorrer ela deixa de ser uma instituição não governamental. Conseqüentemente é difícil fechar o ano com dinheiro em caixa, em sua maioria fechamos no vermelho. Mesmo porque existe uma visão pré-concebida na sociedade de que a instituição sobrevive somente com doações materiais.

Um comentário:

  1. Olá sou Hugo de Brito, morados do Pq. Roosevelt e também tive vários amigos que frequentaram a instituição na epoca do PETI.
    Estou estudando aqui na Itália e estou desenvolvendo um projeto final de curso com as mesmas caracteristicas do ACAE e gostaria de alguma forma conversar com vocês, trocar experiencias, ideias, unir forças, enfim, tudo que possivel para garantir a população do nosso bairro um pouco mais de dignidade e qualidade de vida.

    Por favor, se possivel entre em contato comigo.
    Aguardo com entusiasmo.

    Muito obrigado e continuem fazendo esse belo trabalho.

    Hugo de Brito
    Bacharel em Design com enfase em Eco-Design
    IESB/PREVE Politecnico di Torino

    h_de_brito@hotmail.com

    ResponderExcluir